O teste da orelhinha, ou exame de emissões otoacústicas, é um exame simples, rápido e indolor que todo recém-nascido deve fazer, pois diagnostica problemas auditivos de forma precoce.
Por que realizar o teste?
Porque aprendemos a falar ouvindo! Quando o bebê olha o rosto de sua mãe e escuta a sua voz, ele aprende sobre o mundo que o rodeia e aprende a se comunicar. Qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ou adquirí-lo nos primeiros anos de vida. Isso pode ocorrer mesmo que não haja caso de surdez na família ou fatores de risco aparentes. O teste da orelhinha hoje é um teste de rotina para todos os bebês e recomendado por todos os pediatras.
Quem deve fazer?
Todos os bebês. A incidência de surdez é bastante alta comparada com outras doenças para as quais são realizados testes de triagem neonatal: a fenilcetonúria (teste do pezinho) apresenta 1 caso em 10.000; o hipotireoidismo, 2,5 em 10.000; a anemia falciforme, 2 em 10.000. Em bebês normais a surdez varia de 1 a 3 em cada 1.000; já em bebês de UTI neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos. Qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ou adquirí-lo nos primeiros anos de vida. Isso pode ocorrer mesmo que não haja caso de surdez na família ou fatores de risco aparentes.
Quando fazer?
Deverá ser realizado logo ao nascimento para que se possa realizar um diagnóstico precoce. Os bebês que nascem com problema de audição de um ou dos dois ouvidos necessitam receber ajuda especializada até os seis meses de idade. Entretanto a maioria só é diagnosticada muito tarde, por volta de 3 a 4 anos de idade.
Como é feito?
A triagem auditiva é feita inicialmente através do exame de emissões otoacústicas evocadas. É colocado um aparelho no ouvido do bebê e, através de um sistema computadorizado, são obtidas informações sobre sua audição. O teste não apresenta contra-indicação, não dói e não incomoda o bebê (é realizado preferencialmente com o bebê dormindo). Não exige nenhum tipo de intervenção invasiva, é absolutamente inócuo e de baixo custo.
