Reabilitação Intelectual

Tipos de atendimentos:
O Serviço Especializado em Reabilitação Intelectual do CER III atende a pessoas com deficiência intelectual (síndromes diversas, lesões cerebrais, transtorno do espectro do autismo - TEA ou suspeita de TEA), aproveitando suas potencialidades e promovendo sua integração à vida comunitária.
Oferece atendimentos especializados nas áreas de medicina (neuropediatria e psiquiatria), fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, musicoterapia, pedagogia, psicopedagogia, assistência social e nutrição.
Portaria de habilitação
2013
Ano de Fundação
3.282
Pacientes atendidos
em 2020
14.116
Atendimentos realizados
em 2020
Qual o horário de atendimento?
De segunda-feira a sexta-feira das 07h às 17h.
Quais os pré-requisitos para ser atendido?
O fluxo de acesso ao serviço de reabilitação foi estabelecido pela gestão da Secretária Municipal de Saúde, onde o Sistema de Regulação- Sisreg é responsável pela regulação dos usuários encaminhados de acordo com a rede de atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência.
Quais doenças são atendidas?
O Serviço Especializado em Reabilitação Intelectual oferece atendimento à pessoa com diagnóstico ou hipótese diagnóstica de deficiência intelectual, Transtorno do Espectro do Autismo e síndromes diversas que têm como característica a deficiência intelectual (Síndrome de Down, disfunção neuromotora associada á deficiência intelectual, etc.), atendendo usuários de todas as faixas etárias.
Entende-se por deficiência intelectual a atividade intelectual abaixo da média de normalidade pré-estabelecida e que é associada a déficit em aspectos do funcionamento adaptativos, tais como: auto cuidado, comunicação, habilidades sociais/interpessoais para a vida no lar, auto direção, uso de recursos comunitários, habilidades acadêmicas funcionais, trabalho, lazer, saúde e segurança. Ocorre em graus diferentes: leve, moderado, grave e profundo.
O Transtorno do Espectro do Autismo, por sua vez, refere-se a déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos com padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.
Quais municípios são atendidos?
Anápolis, Abadiânia, Alexânia, Terezópolis, Campo Limpo, Gameleira, Goianápolis, Corumbá, Pirenópolis e Cocalzinho.
Como fazer para ser atendido no CER III - Reabilitação Auditiva?
-
1º Passo: Procurar o posto de saúde e passar pela consulta médica, lá o médico preencherá o formulário de encaminhamento de referência e contra-referência , encaminhando para o CER III-Reabilitação intelectual.
-
2º Passo: Ainda no posto, o atendente deverá fazer uma solicitação no sistema SISREG (sistema de regulação), para pré-agendamento de consulta em reabilitação intelectual/neurologia (sempre informar um telefone de contato).
-
3º Passo: Aguardar a confirmação da consulta, que será feita por contato telefônico pelo SISREG e CER III. Depois de confirmada, retornar ao posto de saúde para pegar a autorização da consulta.
-
4º Passo: No dia e horário marcado, compareça ao CER III - Reabilitação intelectual levando os seguintes documentos:
-
a) Autorização da consulta;
-
b) Encaminhamento de referência e contra-referência;
-
c) Cópias da carteira de identidade (RG) e CPF;
-
d) Comprovante de endereço com CEP da rua;
-
e) Cartão do SUS;
-
f) Cartão de vacina;
-
g) Certidão de Nascimento (quando for criança).
-
O serviço é PAGO ou oferecido pelo SUS?
Todo o atendimento é realizado através do Sistema Único de Saúde (SUS), para os usuários dos Municípios pactuados.


