APAE Anápolis realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

21-Aug-2019

Matéria: Jornal Contexto de Claudius Brito

Fotos: Aroldo Naves

 

Na manhã desta quarta-feira, 21/08, a diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, abriu, oficialmente, mais uma edição da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, este ano, sob o tema: “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação de políticas públicas”.

 

 

A solenidade aconteceu no auditório da Escola Maria Montessori, no setor Bougainville, com a presença de alunos, pais, professores, diretores da instituição e autoridades locais, dentre elas, a Primeira-Dama Vivian Naves e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eerizânia Freitas Lobo; os vereadores Professora Geli e Lélio Alvarenga e o diretor do Colégio Militar “Arlindo Costa”, Tenente Coronel Edival Soares; dentre outras.

 

No hall do auditório, os visitantes puderam visualizar um painel com vários trabalhos produzidos pelos alunos, os quais mostraram talento e criatividade. O Coral APAE em Canto deu um toque especial à festa, interpretando a música “O Sol”, da banda pop Jota Quest. A seguir, foi realizada a parte protocolar, com a execução do Hino Nacional e o Hino do Excepcional, cantados com emoção pelos alunos e convidados.

 

A gestora da Escola Maria Montessori, professora Nelma Maria Granja falou sobre a importância da Semana, sobretudo, quanto ao protagonismo das famílias em busca de políticas públicas de promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência, inclusive, para que as mesmas evoluam cada vez mais nas suas interações sociais. “A família é o principal trabalho do trabalho da APAE, junto com os seus profissionais”, destacou. Na sequência, o estudante Vitor Augusto, Auto defensor da APAE, também fez um breve pronunciamento, falando da importância do evento.

 

O Presidente da APAE Anápolis, Hélio Lopes, ressaltou que há 12 anos, é realizada pela instituição, no Município, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Segundo ele, é um momento a instituição pode mostrar o seu trabalho para a sociedade. Conforme observou, hoje, o movimento apaeano é um dos maiores movimentos organizados do Brasil e do mundo. No País, são mais de 2,2 mil APAEs.

 

Em relação à APAE Anápolis, Hélio Lopes frisou que, muitas vezes, algumas pessoas reconhecem a entidade como aquela que é referência no Teste do Pezinho. “Mas nós temos aqui uma série de serviços na área social, na área de saúde e o nosso carro-chefe, que é a educação, aqui em nossa escola”, sublinhou.

 

A parte final da programação, foi com uma palestra, ministrada pela Psicóloga Maria Paula Vilela Marques, especialista em neuropsicologia, que atua na APAE de Goiânia.

Por duas vezes consecutivas, em 2017 e 2018, a APAE de Anápolis foi posicionada entre as 100 melhores ONGs do Brasil.

 

Programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla:

 

Data: 21 a 28 de agosto em todo Brasil em Anápolis:

19/08- Exposição de quadros feitos pelos alunos no hall da escola

20/08- Panfletagem para a conscientização sobre o tema

21/08- Abertura oficial no auditório Munir Calixto (Escola da APAE)

22/08- Festival de Talentos para alunos

25/08- XII Churrasco Beneficente (aberto à comunidade)

26/08- Treinamento Comportamental para colaboradores - Palestra sobre Resiliência e Afetividade (Dr. Edival Jacinto)

27/08- Baile do Amigo (para alunos da APAE com a Banda Scalla)

 

 

 

Compartilhe
Please reload

Curtiu nosso conteúdo?

Fale conosco

Laboratório e administrativo

(62) 3098-2525

Escola, AME e CER III Reab. Física

(62) 3098-3535

CERIII

Reab. Auditiva e Intelectual

(62) 3943-6969

Acompanhe as novidades

pelas nossas redes sociais

Siga-nos