Dia comemorativo nacional relembra a importância do Teste do Pezinho

 

No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, uma data para relembrar

a importância da realização do exame.

 

 O teste do pezinho é um exame obrigatório que é realizado em todos os recém-nascidos a partir do 3º dia de vida, coletado em mais de 1.200 unidades de saúde do Estado de Goiás, distribuídos nos 246 municípios goianos, onde são coletadas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê e colocadas num papel de filtro que é enviado para o Serviço de Referência em Triagem Neonatal de Goiás - APAE Anápolis.

Se o resultado do teste do pezinho estiver alterado, a família e o posto de coleta são contactados por telefone pelo Serviço de Referência e o bebê é reconvocado para fazer novos exames para confirmar ou excluir a doença.

 

O teste coletado na rede pública de saúde é totalmente gratuito desde a Triagem, confirmação diagnóstica, tratamento e acompanhamento.

 

O teste do pezinho serve para diagnosticar precocemente algumas doenças graves como:

  • Hipotireoidismo congênito, em que a tireoide do bebê não produz hormônio tiroidiano (T4) ou produz menos que o normal;

  • Fenilcetonúria, que é uma doença de erro inato do metabolismo caracterizado pelo acúmulo da Fenilalanina;

  • Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias, que são doenças que afetam o sangue, como a anemia falciforme que é uma doença hereditária em que há alteração da forma da hemoglobina, uma substância do sangue.

  • Fibrose cística, que é uma doença genética hereditária em que há o acúmulo de secreções densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo;

  • Deficiência da Biotinidase, que causa um defeito no metabolismo da vitamina biotina;

  • Hiperplasia adrenal congênita, que é uma doença genética caracterizada por uma deficiência nas glândulas suprarrenais, localizadas logo acima dos rins.

Todas as doenças investigadas se não tratadas precocemente podem levar ao atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e/ou a óbito.

O Serviço de referência em Triagem Neonatal - APAE Anápolis conta com médicos especialistas e equipe multidisciplinar para atender todas as crianças diagnosticadas com estas patologias em tempo hábil antes de sintomas graves.

Compartilhe
Please reload

Curtiu nosso conteúdo?

Fale conosco

Laboratório e administrativo

(62) 3098-2525

Escola, AME e CER III Reab. Física

(62) 3098-3535

CERIII

Reab. Auditiva e Intelectual

(62) 3943-6969

Acompanhe as novidades

pelas nossas redes sociais

Siga-nos