top of page

Apae Informe: Retrospectiva 2023

Com seus 54 anos de histórias completados em setembro de 2023, a Apae se destaca por sua dedicação em superar desafios e promover melhorias significativas para os seus assistidos, atuando diariamente nas áreas de saúde, educação e assistência social.


O ano de 2023 foi marcado por uma notável fase de renovação, simbolizando o sucesso na completa retomada de todas as atividades após os impactos da pandemia. A dedicação incansável de nossa equipe, seja na área da saúde, assistência social ou educação, desempenhou um papel fundamental na expansão dos nossos serviços, estabelecendo uma sólida rede de apoio em parceria com a comunidade anapolina.


Testemunhamos um aumento expressivo nos atendimentos, impulsionado pela implementação de novos projetos e pela introdução de serviços inovadores. Este progresso reflete não apenas a superação de desafios, mas também a capacidade de adaptar-se e evoluir para atender de maneira mais eficaz às necessidades da nossa comunidade.


EDUCAÇÃO: Sustentabilidade - inclusão e novos desafios, na teoria e na prática.


Em 2023, a Escola Maria Montessori adotou a Sustentabilidade como base pedagógica, indo além do aspecto lúdico e intangível. A intenção era demonstrar, na prática, os benefícios e o real significado desse conceito, imergindo os mais de 400 alunos no projeto principal.

O ano foi marcado pelo envolvimento das famílias nas ações desenvolvidas pela instituição, esta parceria entre família e escola proporcionou resultados relevantes e ações de sucesso.

Ao longo tivemos projetos e ações expressivas, despertando na comunidade o espírito de solidariedade, união e inclusão. Eventos tradicionais, como o churrasco da Apae, Bazares, Festa Junina, foram realizados, além de novas edições que fortaleceram a causa, como a galinhada, feijoada e feira de louças, que têm como objetivo arrecadar fundos para a manutenção da instituição, realizados com muita organização e disposição de nossa equipe.

Foram realizadas diversas ações para proporcionar aos alunos inclusão, diversão e aprendizado prático, como a

Semana da Alegria, onde foram realizadas dinâmicas, danças e pinturas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e proporcionando momentos de lazer e alegria a eles. Na área esportiva, a Apae realizou a 13ª Olimpíada Interna, que promoveu uma experiência enriquecedora para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social dos alunos e, ainda, apoiou e acompanhou seus alunos nas Paralímpiadas Escolares 2023, participação que rendeu medalhas tanto nas etapas regionais quanto na nacional, disputada em São Paulo.

A inclusão no mercado de trabalho também recebeu atenção especial, com a ampliação de participantes nas oficinas profissionalizantes, maior integração com as empresas parceiras e estabelecimento de novas parcerias, por meio do Projeto de Mercado de Trabalho Apoiado, proporcionando valiosas oportunidades de inserção dos alunos em diversas áreas.

Na área cultural destaca-se também o início do Projeto "Criar e Tocar", que permitiu aos alunos o acesso a aulas de música gratuitas e desenvolvimento de novas habilidades, inspirando nossos alunos a explorar o universo da música.

Por fim, destacamos o Projeto de Inclusão Digital, que ao longo de seus 12 anos já capacitou mais de 3.500 pessoas da comunidade gratuitamente, e em 2023 passou por uma reformulação em sua estrutura e computadores, permitindo que o atendimento contemple mais pessoas e continue transformando vidas.


SAÚDE: Um ano repleto de avanços e melhorias para a comunidade


Durante o ano de 2023, a Apae Anápolis alcançou significativas conquistas e progressos na área da saúde. Foram ampliados os atendimentos do CER IV, o que nos permitiu beneficiar mais usuários, fruto da parceria com os órgãos públicos de saúde e presença nas reuniões dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e nas reuniões da comissão intergestores da macrorregião Centro-Norte (CIM), reforçando nosso compromisso com a comunidade.

Ainda, foram inseridos no rol de serviços da Apae Anápolis novos atendimentos via planos de saúde e particular, como a avaliação neuropsicológica, teste da linguinha, psicomotricidade, musicoterapia, através da ampliação da parceria com a Unimed e o credenciamento para atendimento aos beneficiários do Ipasgo, ampliando a quantidade sessões realizadas e profissionais que atuam na área na reabilitação intelectual e terapias.

Ao longo do ano a instituição promoveu não só o atendimento em saúde, como também, diversas campanhas de conscientização, como por exemplo o "Abril Marrom”, dedicado à conscientização e mobilização da comunidade em relação à prevenção, combate e reabilitação das diversas formas de cegueira, e tantas outras campanhas importantes.

Acreditamos que estar à frente e manter-nos atualizados é essencial para oferecer atendimentos eficazes às pessoas com necessidades tão específicas, por isso, em 2023, a APAE Anápolis incentivou a qualificação de sua equipe, promovendo a capacitação de suas equipes através de diversos treinamentos internos, como o Curso Teórico-Prático de Eletrofisiologia realizado pela equipe de reabilitação auditiva, com foco no aprimoramento no exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico, desempenhando um papel crucial no diagnóstico de perdas auditivas em crianças e adultos.

Ao longo do ano, a equipe Apaeana dedicou-se à busca por conhecimento e inovações, através da participação

ativa em simpósios e congressos em diversas cidades e estados Brasileiros, com apoio e custeio da Apae Anápolis. Ainda foram realizados simpósios e eventos abertos à comunidade voltados para a capacitação de profissionais de saúde que atuam nas unidades básicas de saúde e unidades hospitalares, pacientes e seus familiares, com foco em triagem neonatal e doenças raras, como o 5º Simpósio de Triagem Neonatal e Doenças Raras e o Encontro de Fenilcetonúria.

Além das diversas ações voltadas para a promoção da capacitação de profissionais e inclusão e conscientização de pais e familiares sobre doenças raras e triagem neonatal, a triagem neonatal foi ampliada, com a incorporação de um novo exame no teste do pezinho realizado pelo SUS, abrangendo o diagnóstico de Toxoplasmose congênita.

Ao longo do ano, somente na área da saúde foram atendidos mensalmente mais de 7.500 pacientes, sendo aproximadamente 5.500 recém-nascidos na triagem neonatal, de todo o estado de Goiás, que representa uma cobertura de 70% na execução do teste do pezinho. Somam-se a esses, os milhares de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), particulares e convênios, que são atendidos diariamente em nossa unidade por meio da realização de exames diversos em nosso moderno laboratório, fornecimento de aparelhos auditivos pela Reabilitação Auditiva, sessões de terapias da Reabilitação Intelectual e Física, consultas e exames oftalmológicos da Reabilitação Visual e consultas e acompanhamento multiprofissional do Ambulatório Multidisciplinar Especializado.

Esses avanços são reflexo do nosso compromisso em fornecer serviços de saúde de alta qualidade, contribuindo significativamente para o bem-estar da comunidade.


Assistência Social: Um Ano de Compromisso com o Bem-Estar Comunitário


No âmbito da Assistência Social, empreendemos uma série de ações significativas visando auxiliar as famílias de nossos pacientes e alunos, totalizando aproximadamente 5.500 atendimentos ao longo do ano. Além de efetuar encaminhamentos cruciais, nossos profissionais forneceram atendimento e aconselhamentos valiosos às famílias.

Foram diversas ações realizadas, muitas parcerias estabelecidas com órgãos públicos e entidades de defesa de direitos, que permitiram a promoção de ações que visam a integração à vida comunitária no campo da assistência social, inclusão da pessoa com deficiência, acesso à benefícios sociais, capacitação para geração de renda, assessoramento jurídico, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou em grupo, às pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.

Dentre os destaques, tivemos o cadastro das famílias no sorteio do Projeto E+Geladeira Nova da Equatorial, distribuição de cestas básicas e gêneros alimentícios às famílias dos alunos, oficinas e cursos na área da culinária, entre outras, com o objetivo de fortalecer nosso compromisso com o bem-estar da comunidade, ampliando o alcance de nosso impacto positivo nas vidas daqueles que mais necessitam.


CENTRAL SOLIDÁRIA, seis anos de compromisso e dedicação


Todas as formas de doação que recebemos têm sido essenciais para o desenvolvimento de nossas atividades, desde de 2017 a Central Solidária tem trabalhado na captação de recursos que contribuem significativamente para aprimorar constantemente nossos atendimentos.

O diferencial da Central Solidária vai além, contando com mensageiros dedicados que, quando necessário, deslocam-se até a residência das pessoas para receber as doações. Essa abordagem personalizada visa tornar o ato de contribuir ainda mais acessível, garantindo que todos que desejam apoiar a APAE Anápolis possam fazê-lo de maneira conveniente. Além de possibilitar contribuições por meio de boleto bancário, a Central agora também aceita doações via Pix e outros métodos, tudo para simplificar o processo.



É crucial ressaltar que não estabelecemos um valor mínimo para as doações, tornando o processo mais inclusivo e permitindo que cada contribuição, independentemente de seu tamanho, faça uma diferença significativa na vida dos assistidos pela instituição.

Expressamos nossa profunda gratidão à comunidade de Anápolis pelos últimos quatro anos de apoio ininterrupto à Central Solidária, com destaque para o ano de 2023, marcado por grandes realizações e conquistas.

Aqueles interessados em contribuir com a Central Solidária da APAE Anápolis ou obter mais informações podem entrar em contato através dos canais oficiais da instituição (62) 3098-2525 ou acesse nossas redes sociais.





Curtiu nosso conteúdo?

Torne-se um amigo apaeano!

Saiba mais

bottom of page