top of page

Clube de mães comemora nova estrutura na APAE Anápolis



Grupo faz parte do Serviço de Assistência Social da instituição, que viabiliza direitos de cidadania para as famílias de alunos e pacientes


Os usuários dos serviços da APAE Anápolis, ganharam um espaço maior e mais equipado para desenvolvimento do projeto de Assistência Social. Uma iniciativa importante e acolhedora que reúne familiares de pessoas com deficiência para promover a troca de experiências, apoio mútuo e o fortalecimento de vínculos. Com o intuito de oferecer suporte emocional e prático, o Clube de Mães proporciona um espaço de encontro regular, onde as participantes podem compartilhar suas vivências, angústias e alegrias, além de receber orientações sobre cuidados especiais para suas crianças e adolescentes.


Por meio de atividades como palestras, workshops e grupos de discussão, o clube proporciona novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida, ao mesmo tempo que capacita as mães para melhor lidar com as particularidades do desenvolvimento e necessidades de seus filhos. Além disso, o Clube de Mães se engaja em ações sociais e projetos que beneficiam não apenas seus membros, mas toda a comunidade. "Essa atuação demonstra o compromisso do grupo em promover a inclusão e a sensibilização em relação às questões relacionadas às pessoas com deficiência", afirma o presidente da APAE Anápolis, Vanderley Cezário. Segundo ele, ao longo dos anos, o Clube de Mães tem se tornado uma rede de apoio essencial para as famílias atendidas, proporcionando acolhimento, troca de conhecimentos e a construção de amizades duradouras.


Assistência Social


Segundo a Coordenadora do Projeto de Assistência Social da APAE Anápolis, Mírian Queiroz, o Clube de Mães sempre existiu na instituição, anteriormente vinculado a Escola Maria Montessori, o local era destinado a convivência das mães das pessoas com deficiência, enquanto os seus filhos estavam recebendo a oferta da educação especial. Agora, em outro formato, e adequado a política de Assistência Social, o projeto que envolve o Clube de mães ficou mais abrangente, buscando o desenvolvimento das potencialidades das mães, como forma de prevenir as situações de risco e fortalecer os vínculos familiares.


A equipe técnica, especialmente assistente social e psicóloga, destaca que o projeto representa relevante papel de assistência social. Assim que o usuário passa a fazer parte, a mãe ou familiar responsável responde a um questionário com o objetivo de evidenciar as vulnerabilidades a que estão sujeitos os membros da família. "É uma oportunidade de estabelecer vínculos, verificar as vulnerabilidades e se estão tendo algum tipo de violação de direitos", explica Mirian. As demandas identificadas, que não são de competência da APAE Anápolis, são encaminhadas para a rede de proteção e socioassistencial do Munícipio de Anápolis e demais órgãos competentes.


Geração de renda


Outra função essencial desempenhada pelo Clube de Mães é o ensinamento de formas de geração de renda. Aulas de costura, culinária, artesanato, entre outras, são oferecidas na oficina e na cozinha que fazem parte do complexo. As peças produzidas são comercializadas no Bazar da APAE e se revertem para o crescimento do projeto. Em casa, as mães têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam e ter uma produção própria, que complemente a renda familiar. Muitas passam a ganhar dinheiro como costureiras, produzindo bolos, tortas, doces ou salgados, ou ainda como artesãs. “Esperamos que a nova estrutura signifique no crescimento do Serviço de Assistência Social da APAE Anápolis, eis que ações como estas fazem a diferença na vida dessas famílias”, declara Mírian.

Curtiu nosso conteúdo?

Torne-se um amigo apaeano!

Saiba mais

bottom of page