Reabilitação física da APAE Anápolis realiza 1ª edição da Escola Terapêutica do ano

 

No dia 5 de abril, o Centro Especializado em Reabilitação Física iniciou o programa de Escola Terapêutica de 2018. O objetivo principal dessa escola é abordar e esclarecer de forma simples sobre a patologia e o processo de reabilitação, permitindo que o paciente e a família  sejam informados sobre a nova condição física.  Nesta data, o tema escolhido foi - Reabilitação de Pacientes Amputados. Recebemos no auditório da APAE Anápolis cerca de 30 participantes, dentre eles, pacientes, acompanhantes e acadêmicos do curso de fisioterapia da Uni-Anhanguera. 

 

A médica fisiatra Dra. Ester Bueno iniciou a palestra falando sobre as causas das amputações, ressaltou que nos casos de doenças vasculares é possivel prevenir uma amputação através de um estilo de vida saudável. As amputações ocorridas por acidente de trabalho também podem ser evitadas quando se utiliza os equipamentos de proteção individual, concluiu Ester Bueno.

 

Na sequência foi falado da importância da fisioterapia no processo de reabilitação. Os fisioterapeutas Dr. Filipe Carmo e Dra. Rejane Pontes, esclareceram sobre a importância do preparo físico antes da protetização.

 

A psicóloga Ana Laura Carneiro concluiu o encontro destacando o papel da psicologia na reabilitação do paciente amputado. O processo de aceitação da nova condição física e elaboração do luto quando se perde um membro, pode necessitar da ajuda de um profissional qualificado como um psicólogo, afirmou.

Compartilhe
Please reload

Curtiu nosso conteúdo?

Fale conosco

Laboratório e administrativo

(62) 3098-2525

Escola, AME e CER III Reab. Física

(62) 3098-3535

CERIII

Reab. Auditiva e Intelectual

(62) 3943-6969

Acompanhe as novidades

pelas nossas redes sociais

Siga-nos