Assistência Social

A APAE Anápolis desenvolve ações sócio assistenciais de forma gratuita, continuada, atendendo os usuários nas suas demandas e garantia de direitos.

Os serviços prestados na área de assistência social tem como público-alvo a pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla. É função da Assistência Social a proteção social básica e especial, por meio de ações de prevenção, promoção, inserção e proteção, devendo atuar sobre as condições que gerem desvantagens pessoais resultantes de deficiências ou de incapacidades.

Ações assistenciais:

Acolhida/Escuta, Estudo Social, Informação, Comunicação e Defesa de Direitos, Atividades de Convívio e de Organização da Vida Cotidiana, Orientação e Encaminhamento para a Rede de Serviços Locais, Orientação Sociofamiliar, Diagnóstico Socioeconômico, Cuidados Pessoais, Desenvolvimento do Convívio Familiar, Grupal e Social, Acesso à Documentação Pessoal, Plano de Atendimento Familiar, Atendimento e Monitoramento social individualizado, Visitas domiciliares, Acompanhamento dos usuários infrequentes nos atendimentos da instituição, Encaminhamento para benefício de Passe Livre municipal, intermunicipal e interestadual, Encaminhamentos para Benefícios, Transporte de Usuários com deficiência em veículo adaptado.

512.507

Exames Realizados

em 2015

1994

Pacientes atendidos

em 2015

112.098

454.626

12.569

Pacientes atendidos

em 2019

37.103

Atendimentos realizados em 2019

Ações de assistência Social - Serviço de Proteção Social Especial

Programa Formação Inicial para o Trabalho – FIT:

O programa desenvolve habilidades, aptidões e potencialidades do usuário e oferece  preparação, colocação e acompanhamento no mercado de trabalho.

Programa Autodefensoria e Família:

O programa de autogestão e de autodefensoria desenvolve as potencialidades da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla, capacitando-as e tornando-as protagonistas de seus pleitos, na busca dos direitos de acesso à educação, saúde e assistência social, fazendo com que estas pessoas assumam as suas obrigações como cidadãos de direito, contribuindo com a capacidade de opinião, diálogo, e na integração dos segmentos representativos e decisórios. Estes requisitos são fundamentais para cumprir o objetivo de reduzir as barreiras atitudinais, sociais e culturais que impedem a plena participação do indivíduo na sociedade em que vive.

Programa de Atenção Integral às Famílias

Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

Atua com famílias e pessoas com deficiência em seu contexto comunitário, ofertando a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.

Projeto Clube de Mães:

O projeto Clube de Mães é formado por mães e/ou responsáveis legais das pessoas com deficiência que recebem atendimento na instituição e contribui para o desenvolvimento da autonomia da família, por meio de reuniões em grupo com informações sobre garantia de direitos, são sanadas dúvidas perante os diagnósticos e percalços sociais.

A família é estimulada a participar de encontros, os temas e cronogramas dos encontros são elaborados com a família.

O projeto ainda qualifica as mães e/ou responsáveis legais por meio de oficinas de artesanato, culinária e costura. Os atendimentos promovem a autonomia financeira e geração de renda das famílias, contribuindo para a redução da situação de vulnerabilidade e risco social.

Projeto Casa Viva:

São atendidos preferencialmente pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla que necessitam de apoios extensivos e generalizados, ou seja, com maior nível de dependência e que precisam do apoio constante dos cuidadores e familiares. São usuários que apresentam desproteção social, com vivências de isolamento social, dificuldade de acesso às políticas públicas e fragilidade dos vínculos existentes, seja ele, jovem, adulto ou em processo de envelhecimento. As atividades desenvolvidas proporcionam convivência na comunidade e no domicílio, amplia as relações sociais e evita o isolamento social, promovendo a autonomia.

O programa é organizado em ambiências proporcionando aos participantes vivências sociais, culturais e de lazer, além de desenvolver através da arte e de situações reais, competências, habilidades e atitudes que promovam sua autonomia e independência e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida e o exercício da cidadania.

Fale conosco

CENTRO ESPECIALIZADO EM SAÚDE

(62) 3098-2525

ESCOLA MARIA MONTESSORI

(62) 3098-3535

Acompanhe as novidades

pelas nossas redes sociais

Siga-nos

Mascote DOE AQUI.png