Projeto Criar e Tocar

A Escola Maria Montessori, da APAE Anápolis, vive um novo ritmo desde outubro de 2023. Através de um Termo de Parceria com a Fundação Universitária Evangélica (FUNEV), o projeto Criar e Tocar oferece aulas de música clássicas inclusivas e adaptadas para alunos com deficiência.

As aulas, ministradas pelos professores especializados, abrangem a aprendizagem individual e em grupo, teoria e prática musical, explorando instrumentos, ritmo, melodia e harmonia, despertando a criatividade e o potencial de cada participante. A formação da orquestra promove a inclusão social, o trabalho em equipe e a experiência de tocar juntos em um concerto.

Com duração de dois anos, o projeto se iniciou com 20 alunos, indo além da música, proporcionando aos mesmos o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, através da prática musical, além de estimular a autoestima em um ambiente inclusivo e acolhedor, onde cada aluno é valorizado por suas habilidades e individualidades promovendo a integração social, combatendo o estigma e a exclusão.

O Criar e Tocar é um exemplo inspirador de como a música pode ser um instrumento de transformação social. A iniciativa demonstra o compromisso da APAE Anápolis e da FUNEV em construir um futuro mais inclusivo e harmonioso para todos.

A FUNEV possui um histórico de sucesso na formação de orquestras juvenis, com 8 orquestras ativas em Anápolis, impactando cerca de 950 crianças e adolescentes. O projeto Criar e Tocar conta com o apoio de profissionais qualificados e experientes em educação musical inclusiva, e busca sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência.

logo branca

Endereço: R. Galileu Batista Arantes, Nº 350 – St. Bougainville, Anápolis – GO, 75075-570

Navegação Rápida

Atendimentos

Escola

Assistência Social

Notícias

Vídeos

Trabalhe Conosco