A Escola Maria Montessori é a célula-mãe da APAE Anápolis. Seu permanente crescimento e modernização, aliados ao aumento do seu número de alunos, faz com que a APAE Anápolis cumpra, assim, os ideais de solidariedade e assistência às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, objetivos maiores de sua causa.

São centenas de alunos matriculados e seu corpo de profissionais é capacitado a atendê-los em seus diferentes níveis de comprometimento.

 

​O atendimento é realizado através dos seguintes programas:

Educação Precoce e Infantil;
Ensino fundamental I - anos inciais e finais;
Ensino fundamental II - anos inciais e finais;
AEA - Atendimento Especializado Apae;
EEJA - Educação Especial para Jovens e Adultos;
Educação Física.

06
esola

Ano de fundação

1969

Alunos matriculados em 2023

420

Refeições em 2023

113.000

Atendimentos em programas educacionais 2023

184.460

PROGRAMAS:

EDUCAÇÃO PRECOCE E INFANTIL: Voltado para crianças de zero a cinco anos que apresentam atrasos de aprendizagem decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e/ou ambientais, nosso programa visa fornecer atendimento educacional e preventivo. Buscamos promover o desenvolvimento e o processo de aprendizagem das crianças, expandindo suas oportunidades educacionais, sociais e culturais. Além disso, buscamos aprimorar a qualidade de vida pessoal, familiar e coletiva.

ENSINO FUNDAMENTAL I - ANOS INCIAIS E FINAIS: Com duração de sete anos, nosso programa visa introduzir o processo de alfabetização e letramento, enquanto promove o desenvolvimento das habilidades adaptativas de autonomia pessoal e competências sociais. A proposta curricular desta fase foi desenvolvida considerando as habilidades sociais, práticas e intelectuais, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

ENSINO FUNDAMENTAL II - ANOS INCIAIS E FINAIS: Promovemos, de maneira individualizada, o desenvolvimento das habilidades sociais, práticas e intelectuais, além de seguir a Base Nacional Comum Curricular, abrangendo áreas como linguagem (língua portuguesa, arte, expressão corporal e educação física), matemática, ciências da natureza e ciências humanas (história e geografia).

AEA - ATENDIMENTO ESPECIALIZADO APAE: Desenvolvido em colaboração com a rede de ensino regular, nosso programa visa aprimorar as funções psicológicas superiores para fortalecer a cognição. Com uma metodologia diversificada, buscamos proporcionar avanços significativos no processo de aprendizagem. O projeto é realizado duas vezes por semana, totalizando 4 horas diárias de atividades.

EEJA - EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA JOVENS E ADULTOS: 1ª, 2ª e 3ª etapa, é destinado a estudantes com 15 anos de idade ou mais, nosso programa oferece a formação básica do ensino fundamental. A proposta curricular foi desenvolvida para atender aqueles com defasagem idade/ano escolar, seja por terem interrompido os estudos após ingressar na escola, ou por nunca terem frequentado uma devido a algum grau de deficiência intelectual.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Assim como a mente, o corpo reage aos estímulos físicos, promovendo o desenvolvimento das competências cognitivas, culturais e sociais. Essa interação garante qualidade de vida para pessoas com deficiência, além de promover o desenvolvimento de suas capacidades psicomotoras e a aquisição de hábitos e atitudes de cooperação.

PROJETOS:
Sala de Musicalização
Linguagem
Raciocínio lógico
e Jogos

Atividades Complementares:
Esportivos: Atletismo, handball, Futsal e basquete.

Aquáticos:
Natação, atividades recreativas e Psicomotricidade.

 

 

Qual o horário de atendimento?

De segunda a sexta-feira, das 7h15 às 17h.

Quais requisitos básicos para ser atendido?

Apresentar Deficiência Intelectual e/ou Múltipla.​

Como fazer para ser atendido?

1º Passo: Procurar a Escola para uma Avaliação Inicial;

2º Passo: Passar pela Triagem com a Equipe Multiprofissional;

3º Passo: Passar pelo período de adaptação pelo prazo de 21 dias;

4º Passo: Efetivar a Matrícula.

logo branca

Endereço: R. Galileu Batista Arantes, Nº 350 – St. Bougainville, Anápolis – GO, 75075-570

Navegação Rápida

Atendimentos

Escola

Assistência Social

Notícias

Vídeos

Trabalhe Conosco

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS