Durante todo o mês de setembro, a APAE Anápolis busca conscientizar sobre as campanhas do Setembro Amarelo, em prevenção ao suicídio, e a do Setembro Roxo, que aborda o tema da Fibrose Cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, atingindo cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.
A campanha tem como objetivo informar a população, profissionais de saúde e familiares sobre os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e a necessidade do tratamento contínuo para garantir uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O diagnóstico da Fibrose Cística geralmente é realizado já nos primeiros dias de vida, por meio da Triagem Neonatal (teste do pezinho), e confirmado posteriormente pelo teste do suor.
Na APAE Anápolis, os pacientes contam com um tratamento especializado e multidisciplinar, que envolve profissionais de diversas áreas da saúde. Essa abordagem permite oferecer mais qualidade de vida e acolhimento para que cada pessoa possa enfrentar os desafios da doença com mais leveza.