APAE Anápolis conquista o Selo Doar A+

A APAE Anápolis recebeu mais um título por excelência na gestão. Trata-se do Selo Doar. Segundo o presidente da instituição, Vander Lúcio Barbosa, após longa e minuciosa auditoria, a instituição foi certificada pelo Instituto Doar com o Selo A+, que demonstra altos padrões em gestão e transparência.

Com isso, passa a fazer parte de um grupo seleto de organizações que atendem a critérios de boas práticas, baseados em modelos internacionais para organizações da sociedade civil. A APAE Anápolis atingiu 51 de 52 critérios exigidos. O único item ainda não atendido foi o da diversidade de fontes de recursos, já que a grande maioria ainda é advinda do Setor Público.

“Este selo representa toda a luta e dedicação de nossos colaboradores e apoiadores, que juntos, buscam todos os dias, entender as necessidades das pessoas que são atendidas em nossa instituição e procuram, também, oferecer uma melhor qualidade de vida para essas famílias por meio de um atendimento humanizado”, disse o presidente da APAE.

Vander também fez questão de agradecer a todos que apoiam e acreditam no trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. São milhares de pessoas entre a comunidade, doadores, autoridades de diferentes setores da sociedade organizada, alunos, pacientes, pais e funcionários que, juntos, consagram a APAE como uma das melhores instituições filantrópicas do país. “Continuaremos firmes no propósito de sempre oferecer o melhor para a nossa comunidade”, completou ele.

O processo de certificação

O Selo Doar tem como objetivos incentivar, legitimar e destacar o profissionalismo e a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, na forma de um atestado independente de sua adequação aos Padrões de Gestão Profissional e Transparência (PGT).

A organização candidata à certificação, primeiramente analisa os critérios do Selo Doar, para saber se cumpre e consegue comprovar o cumprimento deles. Em seguida, se inscreve para o processo.

Existe um treinamento, oferecido pela mantenedora do Selo, para que os gestores da candidata compreendam exatamente o que são esses critérios. Finalmente, os documentos solicitados e os formulários de avaliação são devidamente preenchidos e enviados para análise.

“É um processo rigoroso por natureza, cujo objetivo é permitir que apenas as instituições mais bem geridas obtenham sucesso nessa avaliação”, explica Vander Lúcio.

A organização candidata recebe os resultados em até 2 semanas, contendo indicação dos pontos positivos e negativos de sua avaliação. Em caso de resultado insuficiente para obtenção do certificado, a organização pode, de acordo com a pontuação obtida, aprimorar os pontos indicados e re-submeter o processo à avaliação do Instituto Doar em até 30 dias.

Cumprido novo prazo, os resultados são apresentados novamente. Caso as deficiências não tenham sido sanadas, a organização deverá aguardar 12 meses para dar início a um novo processo de avaliação e certificação.

A organização que obtiver avaliação positiva será notificada e cadastrada na lista de organizações legitimadas, recebendo o Selo Doar, e estará autorizada a utilizá-lo em seu próprio site e em outros materiais de divulgação pelo período de um ano.

Por que o Selo Doar existe?

O PGT ou Selo Doar, foi elaborado a partir de uma extensa pesquisa dos conceitos e critérios adotados por diferentes organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos.

O Selo Doar está organizado em oito grandes campos: Causa e Estratégia, Prestação de Contas e Transparência, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento e Comunicação. É necessário satisfazer ao menos 43 dos 52 critérios do selo.

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Endereço: R. Galileu Batista Arantes, Nº 350 – St. Bougainville, Anápolis – GO, 75075-570

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