Projeto Criar e Tocar
A Escola Maria Montessori, da APAE Anápolis, viveu um novo ritmo a partir de outubro de 2023. Por meio de um Termo de Parceria com a Fundação Universitária Evangélica (FUNEV), o projeto Criar e Tocar ofereceu aulas de música clássica inclusivas e adaptadas para alunos com deficiência.
As aulas, ministradas por professores especializados, abrangeram a aprendizagem individual e em grupo, unindo teoria e prática musical. Ao longo do projeto, os alunos exploraram instrumentos, ritmo, melodia e harmonia, despertando a criatividade e o potencial de cada participante. A formação da orquestra promoveu a inclusão social, o trabalho em equipe e a experiência de tocar juntos em concertos.
Com duração de dois anos, o projeto teve início com 20 alunos e foi além do ensino musical, proporcionando o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais por meio da prática musical. Também contribuiu para o fortalecimento da autoestima em um ambiente inclusivo e acolhedor, no qual cada aluno foi valorizado por suas habilidades e individualidades, promovendo a integração social e combatendo o estigma e a exclusão.
O Criar e Tocar foi um exemplo inspirador de como a música pode ser um instrumento de transformação social. A iniciativa evidenciou o compromisso da APAE Anápolis e da FUNEV com a construção de um futuro mais inclusivo e harmonioso para todos.
A FUNEV já possuía um histórico de sucesso na formação de orquestras juvenis, com oito orquestras ativas em Anápolis, impactando cerca de 950 crianças e adolescentes. O projeto Criar e Tocar contou com o apoio de profissionais qualificados e experientes em educação musical inclusiva e teve como um de seus objetivos sensibilizar a comunidade sobre a importância da inclusão social de pessoas com deficiência.
