ec0ba3_eb8462fa74554f97b78d1223494aa3cd~mv2

APAE ANÁPOLIS recebe mais um prêmio e é homenageada na Câmara Municipal

Moção de Aplauso foi proposta pelo vereador Lisieux para celebrar a confirmação da instituição como melhor ONG do Estado de Goiás

Na semana passada, a APAE Anápolis já havia sido eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil. Mas, agora, a instituição recebeu mais um título. O de melhor ONG do Estado de Goiás. Os prêmios, concedidos pelo Instituto Doar, que avalia mais de 60 critérios de eficiência em gestão e transparência na prestação de contas, motivou a Câmara de Vereadores de Anápolis a homenageá-la com uma Moção de Aplausos.

A iniciativa partiu do vereador José Lisieux José Borges e foi aprovada por unanimidade pelos colegas. Segundo o parlamentar, a APAE Anápolis tem sido motivo de orgulho para a cidade, por prestar relevantes serviços nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. “Trata-se de uma das mais bem estruturadas APAEs do Brasil, servindo de modelo para outras que constantemente a procuram para aprender técnicas de gestão e implantação de serviços, sem falar no bem que promove, não só à cidade de Anápolis, mas a pacientes de todo o centro-oeste”, disse Lisieux em seu discurso.

Na cerimônia estiveram presentes vários diretores a instituição e também seu presidente, o jornalista Vander Lúcio Barbosa. Bastante entusiasmado, Vander também falou sobre o destaque da Apae Anápolis no cenário nacional. “Recebemos a visita da subcomissão de Doenças Raras do Congresso Nacional, que estuda formas de ampliar a todo o país esse atendimento no qual temos nos destacado. Os deputados federais ficaram bastante impressionados e agora estudam parcerias que podem colocar a Apae Anápolis como uma referência para o Brasil”, explicou Vander.

Prêmio Melhores ONGs

O Prêmio, realizado desde 2017, foi criado através de uma parceria entre a agência de projetos socioambientais “O Mundo Que Queremos” e da Ambev, com respaldo técnico de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio da Fundação Toyota do Brasil. A disputa é sempre acirrada. O país tem cerca de 50 mil Organizações Não-Governamentais. Dessas, mais de 1 mil participaram da avaliação e a APAE de Anápolis revelou-se mais uma vez um destaque.

O trabalho da APAE em Anápolis

Fundada em setembro de 1969, atua nas áreas de assistência social, educação, saúde e inclusão da pessoa com deficiência. É mantenedora da Escola Maria Montessori, que atende centenas de alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla. Desde 1994, é a única entidade no Estado a realizar o Teste do Pezinho e tratar as doenças diagnosticadas no Programa Nacional de Triagem Neonatal do SUS, o que a tornou referência em todo o Estado de Goiás.

Em 2013, passou a ser também referência no atendimento à pessoa com deficiência física, auditiva e intelectual através da sua unidade CER III – Centro Especializado em Reabilitação, que atende milhares de pessoas todos os anos.

Em outubro de 2016 a APAE Anápolis se tornou referência também no diagnóstico e atendimento de doenças raras nos eixos da deficiência intelectual, erros inatos do metabolismo, doenças de origens genéticas e doenças infecciosas. Recentemente, se habilitou para o funcionamento do CER IV, alcançando, assim, a habilitação junto ao Ministério da Saúde para o atendimento em especializado em quatro tipos de reabilitação: Auditiva, Física, Intelectual e Visual.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *