ec0ba3_d3f6053ab2cd4779b5f3fcac18fa6623mv2

Clube de mães comemora nova estrutura na APAE Anápolis

Grupo faz parte do Serviço de Assistência Social da instituição, que viabiliza direitos de cidadania para as famílias de alunos e pacientes

Os usuários dos serviços da APAE Anápolis, ganharam um espaço maior e mais equipado para desenvolvimento do projeto de Assistência Social. Uma iniciativa importante e acolhedora que reúne familiares de pessoas com deficiência para promover a troca de experiências, apoio mútuo e o fortalecimento de vínculos. Com o intuito de oferecer suporte emocional e prático, o Clube de Mães proporciona um espaço de encontro regular, onde as participantes podem compartilhar suas vivências, angústias e alegrias, além de receber orientações sobre cuidados especiais para suas crianças e adolescentes.

Por meio de atividades como palestras, workshops e grupos de discussão, o clube proporciona novas oportunidades de reflexão acerca da realidade social, contribuindo dessa forma para o planejamento de estratégias e na construção de novos projetos de vida, ao mesmo tempo que capacita as mães para melhor lidar com as particularidades do desenvolvimento e necessidades de seus filhos. Além disso, o Clube de Mães se engaja em ações sociais e projetos que beneficiam não apenas seus membros, mas toda a comunidade. “Essa atuação demonstra o compromisso do grupo em promover a inclusão e a sensibilização em relação às questões relacionadas às pessoas com deficiência”, afirma o presidente da APAE Anápolis, Vanderley Cezário. Segundo ele, ao longo dos anos, o Clube de Mães tem se tornado uma rede de apoio essencial para as famílias atendidas, proporcionando acolhimento, troca de conhecimentos e a construção de amizades duradouras.

Assistência Social

Segundo a Coordenadora do Projeto de Assistência Social da APAE Anápolis, Mírian Queiroz, o Clube de Mães sempre existiu na instituição, anteriormente vinculado a Escola Maria Montessori, o local era destinado a convivência das mães das pessoas com deficiência, enquanto os seus filhos estavam recebendo a oferta da educação especial. Agora, em outro formato, e adequado a política de Assistência Social, o projeto que envolve o Clube de mães ficou mais abrangente, buscando o desenvolvimento das potencialidades das mães, como forma de prevenir as situações de risco e fortalecer os vínculos familiares.

A equipe técnica, especialmente assistente social e psicóloga, destaca que o projeto representa relevante papel de assistência social. Assim que o usuário passa a fazer parte, a mãe ou familiar responsável responde a um questionário com o objetivo de evidenciar as vulnerabilidades a que estão sujeitos os membros da família. “É uma oportunidade de estabelecer vínculos, verificar as vulnerabilidades e se estão tendo algum tipo de violação de direitos”, explica Mirian. As demandas identificadas, que não são de competência da APAE Anápolis, são encaminhadas para a rede de proteção e socioassistencial do Munícipio de Anápolis e demais órgãos competentes.

Geração de renda

Outra função essencial desempenhada pelo Clube de Mães é o ensinamento de formas de geração de renda. Aulas de costura, culinária, artesanato, entre outras, são oferecidas na oficina e na cozinha que fazem parte do complexo. As peças produzidas são comercializadas no Bazar da APAE e se revertem para o crescimento do projeto. Em casa, as mães têm a oportunidade de aplicar o que aprenderam e ter uma produção própria, que complemente a renda familiar. Muitas passam a ganhar dinheiro como costureiras, produzindo bolos, tortas, doces ou salgados, ou ainda como artesãs. “Esperamos que a nova estrutura signifique no crescimento do Serviço de Assistência Social da APAE Anápolis, eis que ações como estas fazem a diferença na vida dessas famílias”, declara Mírian.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *